31.3 C
Manaus
25 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Nicolas Sarkozy é condenado a 5 anos de prisão por conspiração criminosa em caso de financiamento da Líbia

A Justiça condenou o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, nesta quinta-feira (25) a cinco anos de prisão por conspiração criminosa. O julgamento tem relação com supostos recursos obtidos da Líbia para sua campanha presidencial de 2007. A decisão do tribunal de Paris determina que Sarkozy cumpra a pena mesmo que recorra, resultado mais severo do que muitos especialistas previam.

Apesar da sentença, Sarkozy foi absolvido das acusações de corrupção e de recebimento ilegal de financiamento de campanha. Segundo a juíza responsável, não houve provas de que o ex-presidente tenha fechado um acordo direto com o ditador Muammar Gaddafi, mas ficou comprovado que o político francês permitiu que assessores próximos negociassem com representantes líbios em busca de apoio financeiro.

O caso, que investigou fatos ocorridos entre 2005 e 2007, aponta que, após assumir a presidência, Sarkozy passou a contar com imunidade. Entre os outros condenados estão Claude Guéant, ex-ministro do Interior e braço direito de Sarkozy, considerado culpado de corrupção, e Brice Hortefeux, também condenado por conspiração.

Mesmo com múltiplas batalhas judiciais, Sarkozy, de 70 anos, continua influente no cenário político francês. Nos últimos meses, ele se encontrou com o primeiro-ministro Sébastien Lecornu e chegou a declarar que o partido de extrema-direita Reunião Nacional, de Marine Le Pen, integra o “arco republicano”.

Essa não é a primeira condenação do ex-presidente. Em 2023, a mais alta corte da França confirmou sua sentença por corrupção e tráfico de influência, obrigando-o a usar tornozeleira eletrônica por um ano. Outro processo, referente ao financiamento ilegal da campanha de 2012, aguarda decisão final da Justiça francesa.

 

Leia mais

Polícia prende ex-presdiário que matou mulher na frente da filha em Manacapuru

Matheus Valadares

CPI do INSS é marcada por confusão após “Careca do INSS” se recusar a responder perguntas

Matheus Valadares

Operação Custos Fidelis: Gaecos de quatro estados desarticulam facção do Comando Vermelho

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!