31.3 C
Manaus
25 de setembro de 2025
BrasilDestaques

Governo acionará judicialmente hotéis que abusam de preços para COP30

Rui Costa enfatizou que o legado da COP30 deve ser positivo, valorizando a hospitalidade e a cultura amazônic

© Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quarta-feira (24) que o governo federal irá acionar judicialmente os hotéis que praticarem preços abusivos durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

De acordo com o ministro, alguns estabelecimentos chegaram a cobrar valores “estratosféricos” para hospedagem no período do evento.

“Vamos acionar juridicamente, buscando trazer esses preços para um patamar de razoabilidade. Não é correto nem justo que hotéis, inclusive aqueles que utilizam prédios públicos ou tiveram acesso a recursos subsidiados. Eles estão cobrando valores tão altos e isso prejudica a imagem de Belém”, afirmou Rui Costa.

O ministro também reforçou que Belém dispõe de imóveis de padrão internacional com preços compatíveis, desmontando a narrativa de que a cidade não tem capacidade de receber a COP30. “Minha vinda aqui é para desconstruir essa narrativa. Houve quem sugerisse retirar a conferência de Belém por suposta escassez de leitos, mas temos acomodações de excelente qualidade”, destacou.

Rui Costa revelou que o governo já iniciou reuniões com a Advocacia-Geral da União (AGU) para encontrar soluções contra os abusos e garantir preços justos. O investimento federal na COP30 ultrapassa R$ 4 bilhões, aplicados em melhorias urbanas, obras de infraestrutura e avanços ambientais. Assim, consolidará Belém como sede do maior evento climático da ONU.

A cidade está com a infraestrutura quase concluída: a Vila Líderes tem 90% das obras prontas, o Aeroporto Internacional de Belém alcançou 95% de execução e a revitalização do Porto Futuro 2 já está 99% finalizada.

Rui Costa enfatizou que o legado da COP30 deve ser positivo, valorizando a hospitalidade e a cultura amazônica. “Queremos que o mundo conheça a Amazônia e leve a imagem de um povo acolhedor, com culinária única e preços justos”, completou.

 

Leia mais

Polícia prende ex-presdiário que matou mulher na frente da filha em Manacapuru

Matheus Valadares

CPI do INSS é marcada por confusão após “Careca do INSS” se recusar a responder perguntas

Matheus Valadares

Operação Custos Fidelis: Gaecos de quatro estados desarticulam facção do Comando Vermelho

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!