A Polícia Federal prendeu na noite de sábado (27), no aeroporto de Buenos Aires, o influencer e empresário Gabriel Spalone. Ele é suspeito de integrar um esquema que desviou R$ 146 milhões por meio de fraudes com o sistema Pix.
Primeiramente, Spalone estava foragido e as autoridades incluíram seu nome na Difusão Vermelha da Interpol. A prisão ocorreu após ele desembarcar de um voo vindo do Panamá, e contou com apoio das autoridades da Argentina, Panamá, Paraguai, Estados Unidos e da Polícia Civil de São Paulo.
Extraditado para o Brasil
O influenciador está detido na Argentina e aguarda o processo de extradição para o Brasil. A defesa, representada pelo advogado Eduardo Maurício, afirma que já apresentou provas da inocência de Spalone e pediu a revogação da prisão. Segundo o advogado, se necessário, a defesa tomará medidas junto à Interpol e à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Esquema financeiro bilionário
Gabriel Spalone é dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai, com operações financeiras voltadas a pagamentos e investimentos. A Dubai Cash afirma, em suas redes sociais, ter movimentado mais de R$ 2 bilhões via Pix.
A Operação Dubai, conduzida pela Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic/SP, identificou que os suspeitos usaram credenciais de uma prestadora de serviços bancários para desviar os valores. O esquema envolvia diversas contas bancárias e utilizava o Pix como principal meio de transferência.
Na última terça-feira (23), a Polícia Civil chegou a cumprir mandados contra Spalone, mas não o localizaram. Dois outros suspeitos foram presos na ação.