25.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
Polícia

SSP-AM incinera uma tonelada de maconha apreendida em Manaus

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Civil do Amazonas realizaram, na manhã desta sexta-feira (28/08), a incineração de uma tonelada de entorpecentes apreendidos, este ano, durante ações policiais em todo o interior do estado. A droga foi destruída em uma fábrica especializada em resíduos sólidos, localizada no Distrito Industrial, zona leste de Manaus.

Esta é a segunda incineração de grande porte realizada pelo sistema de segurança em 2020. A primeira ocorreu em fevereiro, quando duas toneladas foram queimadas. O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, disse que a destruição representa uma etapa importante do trabalho de desarticulação do crime organizado. Ele destacou o reforço nas operações de segurança, especialmente na Base Arpão, que vai ajudar a fechar a rota do Solimões, utilizada para trazer drogas oriundas da região de fronteira.

“Isso é a conclusão final do prejuízo para o crime organizado. Nós vamos intensificar esse ano a incineração de drogas, assim como o trabalho de repressão ao tráfico. A polícia está apreendendo mais ainda, principalmente com a Base Arpão. Aqui na cidade nós tivemos a maior apreensão de drogas em área urbana, essa semana, realizada pelo DRCO”, destacou o secretário.

Desencadeada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), na tarde de terça-feira (25/08), uma operação na capital resultou na apreensão de mais de 1 tonelada de maconha do tipo skunk, avaliada em R$ 15 milhões. Conforme a Polícia Civil, esta foi a maior quantidade de drogas apreendida, em via terrestre, da história do Amazonas. A ação policial ocorreu na Avenida Torquato Tapajós, bairro da Paz, zona centro-oeste de Manaus.

A delegada-geral, Emília Ferraz, ressaltou que as operações contam com a importante atuação das especializadas. “Na capital, esse trabalho tanto do DRCO quanto do Denarc (Departamento de Investigação sobre Narcóticos) tem resultado também em uma constante apreensão. É necessário esse ciclo de incineração dessa droga para concluir o processo”, afirmou.

A maior parte do material destruído hoje foi apreendido durante as ações no primeiro semestre, especialmente no período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, ressaltou a delegada Leila Silva, diretora do Departamento de Recebimento, Análise e Distribuição de Material Apreendido (Drad), da Polícia Civil.

Em 2020, as forças de segurança já apreenderam mais de cinco toneladas de entorpecentes, a maioria em ações policiais no interior amazonense.

Leia mais

PC-AM divulga fotos de suspeitos de roubo a ônibus da linha 359 no Cidade Nova

Matheus Valadares

Homem tenta estuprar vizinha enquanto esposa grávida e filho dormiam em Manaus

Matheus Valadares

Vigilante ofereceu casa e emprego antes amigo matá-lo com parafusadeira, diz polícia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!