Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (4) em diferentes cidades do mundo em manifestações de apoio à Palestina, com forte mobilização em Barcelona (cerca de 70 mil pessoas) e Roma (“dezenas de milhares”). Em Nova York e Madri também estão previstas ou acontecendo protestos.
Na Espanha, houve atos em Vigo, Sevilha, Málaga, Pamplona e Barcelona. Na cidade de Vigo, cerca de 4 mil manifestantes — segundo organizadores — enfrentaram chuva para marchar pelas ruas centrais, levando faixas e cartazes com mensagens como “Não é uma guerra, é um genocídio”. Em Pamplona, estimativas variam: organizadores falam em 50 mil pessoas, enquanto o governo regional aponta 10 mil presentes.
Em Barcelona, manifestantes saíram dos Jardinets de Gràcia e se concentraram no Arco do Triunfo, protestando contra o que chamam de genocídio israelense em Gaza, e pedindo o fim de apoio diplomático e militar ao governo de Israel. Por último, em Roma, a marcha incluiu estudantes, famílias e idosos, seguiu por locais simbólicos — como o Coliseu — e terminou na Praça de S. João de Latrão, com forte presença policial.