8 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas e retomada de relações

A conversa pode abrir caminho para um encontro presencial durante a cúpula da Asean, na Malásia.

O presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone por cerca de 30 minutos na manhã desta segunda-feira (6). O principal tema foi a retirada das sobretaxas de até 50% aplicadas a produtos brasileiros como café, carne e frutas.

De acordo com o Planalto, Lula pediu a suspensão da tarifa de 40% sobre exportações brasileiras e o fim de medidas restritivas a autoridades do país. Trump, segundo publicação nas redes sociais, afirmou ter “gostado da conversa”.

O diálogo foi considerado amistoso e construtivo. Participaram da ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e o chanceler Mauro Vieira. Alckmin avaliou a conversa como “melhor do que o esperado”, enquanto Haddad disse que o clima foi “positivo”.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conduzirá e negociação, que deve se reunir com ministros brasileiros nos próximos dias. Apesar de os EUA associarem as restrições ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Planalto informou que não trataram do tema e que a “soberania não é negociável”.

Lula também reafirmou o convite para Trump participar da COP30, em Belém, no mês que vem. A conversa pode abrir caminho para um encontro presencial durante a cúpula da Asean, na Malásia, prevista para o fim do mês. Ambos sinalizaram disposição para seguir dialogando.

 

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!