32.3 C
Manaus
9 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

CGU aponta que sindicato ligado ao irmão de Lula omitiu informação em acordo com INSS, diz coluna

As informações são da coluna de Fábio Serapião, do portal Metrópoles.

A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou, em documento enviado à CPMI do INSS, que o Sindnapi omitiu do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a presença do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, no quadro da entidade.

O Sindnapi foi alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (9/10), em nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga a chamada “farra do INSS”.

Segundo a CGU, o sindicato não poderia ter dirigentes ligados a agentes públicos, como o presidente da República, ao firmar acordos com o INSS para descontos em benefícios. Mesmo assim, ao enviar a declaração de conformidade, o Sindnapi omitiu que o irmão de Lula era diretor nacional de Representação dos Aposentados Anistiados.

Hoje, José Ferreira, conhecido como Frei Chico, ocupa o cargo de vice-presidente do sindicato.

O envio da declaração considerada falsa levou a CGU a abrir processo de responsabilização contra a entidade. O presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, foi convocado a depor na CPMI nesta quinta-feira.

A CGU cita a Lei nº 13.019/2014, que proíbe parcerias entre órgãos públicos e entidades civis dirigidas por agentes ou parentes de autoridades. Mesmo assim, o Sindnapi declarou em 2023 que seus dirigentes “não incorrem em quaisquer vedações”.

Para o órgão, a declaração foi falsa. Na época, Lula já era presidente e Frei Chico ocupava cargo de direção. “Ao omitir o vínculo de parentesco direto, o sindicato criou um ambiente de aparente regularidade e induziu os órgãos públicos a erro”, aponta o documento.

Violação à lei

A CGU concluiu que o sindicato violou os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, incorrendo em ato lesivo à administração pública, conforme a Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013).

A omissão, segundo o órgão, dificultou a fiscalização e comprometeu a lisura do processo de habilitação institucional.

Em setembro, a CGU abriu Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) contra 37 entidades, incluindo o Sindnapi, suspeitas de envolvimento no esquema. Portanto, a investigação indica que o sindicato, ligado a Frei Chico, arrecadou cerca de R$ 259 milhões entre janeiro de 2019 e março de 2024.

Defesa

Em nota, o Sindnapi disse ter recebido com “surpresa” a operação da Polícia Federal em sua sede, na casa do presidente e de diretores. A defesa afirmou que ainda não teve acesso ao inquérito, mas negou qualquer irregularidade.
“O sindicato comprovará a lisura e legalidade de sua atuação em prol dos associados”, declarou.

 

Leia mais

CENAS FORTES! Irmão mata e esquarteja duas crianças em aldeia indígena no Amazonas

Matheus Valadares

Golpista se passa por servidora e ‘forra o bucho’ em estabelecimentos de Manaus

Matheus Valadares

Eduardo Bolsonaro lidera rejeição em pesquisa e é o nome mais recusado para 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!