27.3 C
Manaus
10 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Casa Branca critica Nobel da Paz e diz que comitê “coloca política acima da paz”

Em declaração publicada na rede X (antigo Twitter), o porta-voz Steven Cheung afirmou que o comitê “coloca a política acima da paz”.

A Casa Branca manifestou insatisfação nesta sexta-feira (10) com a decisão do Comitê do Prêmio Nobel da Paz de conceder a honraria à líder opositora venezuelana María Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em declaração publicada na rede X (antigo Twitter), o porta-voz Steven Cheung afirmou que o comitê “coloca a política acima da paz”. Segundo ele, Trump “continuará promovendo acordos de paz, encerrando guerras e salvando vidas”. O porta-voz ainda exaltou o republicano, dizendo que “nunca haverá alguém como ele, capaz de mover montanhas com a força de sua vontade”.

O Comitê Norueguês do Nobel justificou a escolha de Machado destacando “os corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem contra lideranças autoritárias”.

Trump vinha conduzindo uma campanha intensa para ser indicado ao Nobel da Paz. Desse modo, ele aunciou nesta semana um cessar-fogo e acordo de reféns com o objetivo de encerrar a guerra em Gaza.

Embora ainda não tenha se pronunciado diretamente sobre a decisão do comitê, o presidente norte-americano publicou três vídeos na rede Truth Social na manhã de sexta-feira, nos quais apoiadores celebram o acordo de Gaza.

Leia mais

Operação Maná prende 59 pessoas por pensão alimentícia atrasada em Manaus

Matheus Valadares

Amazonas goleia o Sul América por 8 a 0 e assume a liderança do Amazonense Sub-14

Matheus Valadares

Dólar dispara e passa de R$ 5,50 em dia de tensão no mercado global

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!