27.3 C
Manaus
10 de outubro de 2025
BrasilDestaques

Ciclone extratropical se forma no Sul e traz ventos acima de 80 km/h no Dia das Crianças

O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir os efeitos do ciclone, com ventania já no domingo.

 

Um novo ciclone extratropical deve atingir o centro-sul do Brasil a partir do domingo (12), Dia das Crianças, trazendo rajadas de vento que podem ultrapassar 80 km/h. O fenômeno se forma junto a uma frente fria e um sistema de baixa pressão, aumentando o risco de chuvas intensas e temporais isolados.

O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sentir os efeitos do ciclone, com ventania já no domingo. A instabilidade se espalha para Santa Catarina, Paraná e chega a São Paulo na segunda-feira (13). No Mato Grosso do Sul, a chuva também ganha força no início da semana, com possibilidade de queda de granizo em algumas regiões.

De acordo com institutos meteorológicos, as rajadas de vento devem variar entre 50 e 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h em pontos isolados. A situação exige atenção redobrada, principalmente em áreas costeiras e de relevo acentuado.

Na quarta-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul e mantém o clima instável até sexta-feira (17), com chuva persistente e risco de temporais. A partir daí, o tempo volta a firmar na Região Sudeste, com ligeira elevação das temperaturas.

Entre sexta (17) e sábado (18), o sistema avança em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, levando chuva e ventos fortes também para essas áreas. Já no Norte do país, pela primeira vez neste mês, deve ocorrer a formação do corredor de umidade, trazendo pancadas de chuva em diversos estados.

 

 

Leia mais

Operação Maná prende 59 pessoas por pensão alimentícia atrasada em Manaus

Matheus Valadares

Amazonas goleia o Sul América por 8 a 0 e assume a liderança do Amazonense Sub-14

Matheus Valadares

Dólar dispara e passa de R$ 5,50 em dia de tensão no mercado global

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!