30 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Lula chega a Roma para abrir Fórum Mundial da Alimentação e se reunir com Papa Leão XIV

Ainda nesta segunda-feira (13), o Papa Leão XIV receberá o presidente no Vaticano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste domingo (12) a Roma, na Itália, para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). O evento começa nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 18.

O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, fez o convite em julho, após o anúncio de que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O país reduziu para menos de 2,5% o número de pessoas em risco de subnutrição.

Em entrevista recente, Lula comemorou o feito e afirmou que será o orador principal do fórum. “Conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo”, disse o presidente.

Durante a viagem, Lula também participa da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa foi criada durante a presidência brasileira no G20. O encontro, presidido em parceria com a Espanha, vai avaliar os avanços no combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Haiti e Zâmbia.

Ainda nesta segunda-feira (13), o Papa Leão XIV receberá o presidente no Vaticano. Será o primeiro encontro entre ambos desde a eleição do pontífice, em maio deste ano.

Lula também vai inaugurar o escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que terá sede na FAO e unidades em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

O retorno da comitiva presidencial ao Brasil está previsto para o final da segunda-feira.

Leia mais

Saiba quem são as vítimas do acidente fatal na Avenida Autaz Mirim

Matheus Valadares

“Calvo do Campari” é preso em flagrante por violência doméstica em São Paulo

Matheus Valadares

Dois homens morrem após carro capotar e atingir árvore na Avenida Autaz Mirim

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!