11 de dezembro de 2025
AmazonasDestaques

Crise financeira no Amazonas acende alerta e paralisa pagamentos do governo até dezembro

Secretário Alex Del Giglio

A situação financeira do Governo do Amazonas entrou em estado de alerta máximo. Empresários e prestadores de serviços terceirizados da saúde pública demonstram preocupação após uma decisão da Secretaria de Fazenda (Sefaz), comandada pelo secretário Alex Del Giglio. A pasta determinou a suspensão de todos os pagamentos até dezembro de 2025.

A medida afeta diretamente empresas que prestam serviços essenciais, fornecedores e profissionais terceirizados, que já temem atrasos ou até a impossibilidade de receber pelos serviços prestados. Fontes internas relataram que o caixa do Estado estaria sob forte pressão, com limitações orçamentárias que comprometem o pagamento de despesas básicas.

De acordo com empresários do setor, a determinação da Sefaz pegou a todos de surpresa e gerou revolta. Muitos afirmam que a atual gestão estaria repetindo erros de administrações passadas, o que pode colocar em risco a estabilidade financeira do sistema de saúde pública.

Pressão sob unidades

Além da suspensão dos pagamentos, diretores de unidades de saúde afirmam sofrer pressão para devolver entre 20% e 30% das emendas parlamentares destinadas às instituições. Em caso de confirmação, o fato se configuraria em extorsão e desvio de recursos públicos. Portanto,o Ministério Público do Estado (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) poderão apurar o caso.

Enquanto o governo alega que a decisão faz parte de um “ajuste fiscal” para equilibrar as contas, os efeitos já aparecem. Há atraso de repasses, risco de paralisação de contratos e ameaça de colapso nos serviços de saúde pública.

Nos bastidores, a crise também afeta a credibilidade da gestão Wilson Lima, que enfrenta críticas de empresários e servidores. Um novo slogan irônico circula nos corredores administrativos: “Calote no Estado: antes não tinha, agora tem.”

A Secretaria de Fazenda e o Governo do Amazonas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as denúncias de extorsão ou sobre um cronograma para normalizar os pagamentos.

 

Leia mais

Após queda do 10º andar, suspeito de feminicídio se ajoelha chorando no velório da vítima

Matheus Valadares

Medeia ganha especial de Natal com o espetáculo “Medeia Um Trágico Dingo Bell” em Manaus

Matheus Valadares

Xuxa é internada em SP e passa por cirurgia para tratar hérnia de disco

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!