31.3 C
Manaus
30 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Pastor Otoni de Paula critica operação no Rio após morte de filhos de fiéis

O deputado federal e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) fez um discurso na Câmara dos Deputados ao denunciar que quatro dos 121 mortos na megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com ele, quatro jovens eram filhos de membros de sua igreja e não tinham qualquer envolvimento com o crime organizado.

Durante sua fala, Otoni criticou duramente o modo como as forças de segurança atuam nas comunidades. Assim, o deputado destacou o impacto do racismo estrutural nas abordagens policiais.

“Para muitos, jovens negros de favelas são como criminosos”, afirmou o deputado. Visivelmente abalado, ele relatou o medo que vive como pai de um jovem negro no Rio de Janeiro:

“Meu filho não anda de chinelo. Eu ensino a ele a andar bem vestido porque é preto. Somente depois que derem um tiro é que saberão que é filho de um preto deputado”, desabafou.

Otoni também condenou a postura de pessoas que comemoram mortes em operações policiais sem compreender a realidade das favelas. Ele afirmou que a sociedade precisa refletir sobre o valor da vida negra no Brasil.

De acordo com o balanço oficial das forças de segurança, 58 pessoas morreram no primeiro dia da operação (terça-feira, 28), sendo 54 suspeitos de tráfico e quatro policiais. No dia seguinte, mais 63 corpos foram encontrados em uma área de mata na Serra da Misericórdia, principal palco dos confrontos. Moradores relataram ter transportado os corpos até a Praça São Lucas, no Complexo da Penha.

As buscas continuam, e o número de vítimas pode aumentar. A operação também resultou na prisão de 113 pessoas — 33 de outros estados — e na apreensão de 91 fuzis, 26 pistolas, 14 explosivos e grande quantidade de drogas.

 

Leia mais

Adolescente de 17 anos morre afogado em São Sebastião do Uatumã

Matheus Valadares

Jovem morre eletrocutado em casa na zona leste de Manaus

Matheus Valadares

Morre Floyd Roger Myers Jr., ator mirim que viveu Will Smith criança em “Um Maluco no Pedaço”

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!