31 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

STF confirma segunda condenação de Carla Zambelli

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o trânsito em julgado da condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir um homem de arma em punho nas ruas de São Paulo, em 2022. A decisão torna a sentença definitiva, sem possibilidade de novos recursos, e autoriza o início do cumprimento da pena.

Esta é a segunda condenação definitiva da parlamentar. A primeira, de 10 anos de prisão, foi relacionada à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pouco antes de sua prisão, Zambelli fugiu para a Itália, onde a detiveram em julho.

Atualmente, a deputada está presa em território italiano, aguardando decisão da Justiça local sobre o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. O Ministério Público da Itália já se manifestou favorável à extradição.

Em agosto, mesmo após a prisão na Europa, o Supremo condenou Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo, com votação de 9 a 2.

Os crimes ocorreram às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, quando a deputada sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro dos Jardins, em São Paulo, até dentro de uma lanchonete.

A defesa de Zambelli afirma que ela é inocente e vítima de perseguição política.

O STF também decidiu que a parlamentar perderá o mandato, já que o regime fechado é incompatível com o exercício da função legislativa. No entanto, a efetivação da perda do cargo depende da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

 

Leia mais

Palmeiras goleia a LDU por 4 a 0 e vai à final da Libertadores

Matheus Valadares

Família protesta na Compensa após morte de jovem que foi rendido pela Rocam

Matheus Valadares

Veja quem era o ‘soldado’ do CV que sofreu decapitação no Rio

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!