4 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Polícia apreende 700 quilos de cocaína avaliados em R$ 57 milhões

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) liderou uma operação integrada que resultou na apreensão de aproximadamente 700 quilos de cocaína no rio Solimões, nas proximidades do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). A ação, coordenada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), representa um prejuízo estimado em R$ 57 milhões ao crime organizado.

De acordo com o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, o resultado é fruto do trabalho de inteligência e integração entre forças de segurança estaduais e federais.

“Essa apreensão é resultado de um esforço conjunto entre o DRCO, Denarc e a COE, que conseguiram impor um prejuízo milionário às facções. O Governo do Estado tem investido na estrutura da Polícia Civil e em ações estratégicas para o combate ao tráfico”, destacou.

Troca de tiros

O delegado Mário Paulo, responsável pela investigação, informou que a operação é resultado de três meses de monitoramento de grupos que transportavam drogas da região de fronteira até Manaus.

“Durante a abordagem, nas proximidades de Codajás, houve troca de tiros e os criminosos fugiram para a mata, abandonando o material. Além da droga, apreendemos o bote e munições de fuzil calibre 5.56”, relatou.

O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, ressaltou que, de janeiro a outubro, o Amazonas já superou a quantidade de drogas apreendidas em todo o ano anterior.

“Esse avanço é reflexo da atuação técnica e dedicada da Polícia Civil, em conjunto com outras forças, e da confiança da população no sistema de segurança”, afirmou.

A delegada Ana Cristina, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), destacou o impacto da capacitação contínua no desempenho das investigações.

“O Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (Cifap) fortaleceu a capacidade da Polícia Civil de atingir o patrimônio das organizações criminosas. Isso ampliou o alcance das operações”, explicou.

O Governo do Amazonas reafirma que as forças policiais seguem atuando de forma integrada para enfraquecer o tráfico e desarticular financeiramente as facções que operam nos rios e nas fronteiras do estado.

A operação contou com o apoio da:

  1. Companhia de Operações Especiais (COE)
  2. Polícia Militar do Amazonas (PMAM)
  3. Delegacia Fluvial (Deflu)
  4. Base Arpão
  5. Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM),
  6. Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO)
  7. Polícia Federal
  8. Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

 

 

Leia mais

Mulher se arrasta para pedir socorro após ter as pernas quebradas no Conjunto Petros

Matheus Valadares

Vendas oficiais para o Festival de Parintins 2026 começam nesta quinta (7)

Matheus Valadares

Homem é encontrado gravemente ferido em escadaria no Centro de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!