O prefeito de Manaus, David Almeida, participou nesta segunda-feira (10/11) da abertura oficial da COP30, em Belém (PA), reforçando a liderança da capital amazonense em governança multinível e financiamento climático.
Durante o painel “Aliança pela Amazônia Urbana”, promovido pela FNP e pelo Consórcio Amazônia Legal, Almeida defendeu que os municípios amazônicos recebam acesso direto a fundos climáticos e maior autonomia para enfrentar os impactos da crise ambiental. “É nas cidades que os efeitos se materializam. Precisamos de respostas estruturantes e rápidas”, afirmou.
O prefeito apresentou cases de sustentabilidade de Manaus, como as ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo por mês nos igarapés, o plantio de 46 mil árvores desde 2021 e o novo aterro sanitário público e sustentável. Citou ainda o avanço no saneamento básico, que deve atingir até 40% até o fim de 2025, e o fortalecimento da Bolsa de Créditos de Carbono da Amazônia, estimada em US$ 500 milhões até 2028.
Nesta terça (11), Almeida participa do painel “Selo Caixa Gestão Sustentável”, ao lado de prefeitos e dirigentes da Caixa Econômica Federal, para debater políticas de certificação e gestão socioambiental nas cidades.
