11 de novembro de 2025
CidadeDestaques

David Almeida reafirma protagonismo de Manaus na COP30 e defende mais recursos para cidades amazônicas

Prefeito destacou a necessidade de governança multinível e financiamento climático direto aos municípios durante painel sobre sustentabilidade urbana na COP30, em Belém.

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou nesta segunda-feira (10/11) da abertura oficial da COP30, em Belém (PA), reforçando a liderança da capital amazonense em governança multinível e financiamento climático.

Durante o painel “Aliança pela Amazônia Urbana”, promovido pela FNP e pelo Consórcio Amazônia Legal, Almeida defendeu que os municípios amazônicos recebam acesso direto a fundos climáticos e maior autonomia para enfrentar os impactos da crise ambiental. “É nas cidades que os efeitos se materializam. Precisamos de respostas estruturantes e rápidas”, afirmou.

O prefeito apresentou cases de sustentabilidade de Manaus, como as ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo por mês nos igarapés, o plantio de 46 mil árvores desde 2021 e o novo aterro sanitário público e sustentável. Citou ainda o avanço no saneamento básico, que deve atingir até 40% até o fim de 2025, e o fortalecimento da Bolsa de Créditos de Carbono da Amazônia, estimada em US$ 500 milhões até 2028.

Nesta terça (11), Almeida participa do painel “Selo Caixa Gestão Sustentável”, ao lado de prefeitos e dirigentes da Caixa Econômica Federal, para debater políticas de certificação e gestão socioambiental nas cidades.

Leia mais

PF investiga desvio milionário durante as enchentes no RS em 2024

Matheus Valadares

Venezuelano morre esmagado após tentar ultrapassagem na Av. Torquato Tapajós

Matheus Valadares

Usuários reclamam de bloqueio no WhatsApp por suspeita de spam após primeira mensagem

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!