12 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Pai deixa amigo “se casar” com a própria filha de 11 anos em Manacapuru

Delegada Joyce Coelho, titular da DIP de Manacapuru | Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, nesta terça-feira (11), um homem de 33 anos, acusado de estuprar uma criança de 11 anos com quem mantinha um “casamento infantil” em Manacapuru (a 68 km de Manaus). O pai da vítima, de 38 anos, também foi preso por omissão, já que permitiu a convivência entre os dois.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, as investigações começaram após uma denúncia feita ao Conselho Tutelar, que relatava que a menina vivia maritalmente com o homem na comunidade Ubim, às margens do Rio Manacapuru.

“Confirmamos a informação e constatamos que eles viviam como casal na mesma casa dos pais da criança. A irmã da vítima contou que o pai autorizou a relação quando ela ainda tinha 10 anos”, afirmou a delegada.

Pai apresentou a própria filha

A criança relatou aos policiais que o próprio pai a apresentou ao agressor e a convenceu a aceitar o relacionamento. Durante a operação, as autoridades encontraram a menina muito abalada e o Conselho Tutelar lhe acolheu e encaminhou para atendimento médico e psicológico.

O suspeito admitiu o crime e declarou ter pedido a criança em namoro quando ela ainda tinha 10 anos. Imagens apresentadas à polícia mostram o homem beijando a vítima, o que reforçou as provas do abuso. Segundo a delegada, a menina dormia na mesma rede que o agressor e o ambiente familiar apresentava fortes sinais de vulnerabilidade social.

“Na casa havia outras crianças, e pela falta de espaço, elas acabavam presenciando o que acontecia. É um cenário grave de naturalização da violência sexual”, completou Joyce Coelho.

Durante entrevista, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou que o caso reforça a necessidade de combater o “casamento infantil”, uma prática ainda recorrente no país.

“Mais de 34 mil pessoas entre 10 e 14 anos vivem em união com adultos no Brasil, segundo o IBGE. Esses números são alarmantes e mostram a urgência de conscientizar a população, principalmente nas áreas ribeirinhas”, afirmou.

A Polícia Civil reforça que o “casamento infantil” é crime hediondo e deve ser denunciado imediatamente pelos canais oficiais:

  • 197 (PC-AM), 181 (SSP-AM)
  • Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.

Por fim, a polícia autuou o homem por estupro de vulnerável, e o pai da criança, por omissão no mesmo crime. Ambos seguem à disposição da Justiça.

 

Leia mais

Americano é atraído para encontro, vira refém e mulheres roubam R$ 400 mil em Iranduba

Matheus Valadares

Pistoleiros perseguem e executam homem a tiros na zona leste de Manaus

Matheus Valadares

Mototaxistas fazem gesto solidário após família ter a casa invadida em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!