15 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

Operação da PF causa demissão em equipe de Tarcísio de Freitas

Um assessor ligado a Gilberto Kassab (PSD), atual secretário de Governo da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). Nesta quarta-feira (12), as autoridades desmonstaram uma esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas da Educação em prefeituras de São Paulo. O servidor, identificado como Mario Botion, pediu demissão do cargo horas após a ação.

Botion atuava como diretor de Convênios do escritório regional de Campinas. Além disso, ele era responsável pela intermediação de repasses financeiros entre o governo estadual e prefeituras da região. O governo o nomeou em 31 de julho de 2025 e, antes, foi prefeito de Limeira (2017–2024), também pelo PSD.

A Operação Coffee Break, conduzida pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpriu 50 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná e Distrito Federal. Em uma das ações, a polícia apreendeu R$ 2,1 milhões em espécie. O foco da investigação é um esquema que envolvia duas empresas fornecedoras de material didático, sediadas em Sumaré e Hortolândia, suspeitas de superfaturamento e pagamento de propina.

Corrupção passiva

De acordo com nota da CGU, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A PF não confirmou se o ex-prefeito é investigado por sua atuação na prefeitura de Limeira ou já no governo estadual.

A Secretaria de Governo confirmou a saída do servidor:

“O governo irá exonerar o diretor de Convênios do Escritório Regional de Campinas, a pedido do próprio”, informou o órgão.

A demissão de Botion é a segunda baixa na equipe de Kassab em menos de duas semanas. No fim de outubro, Décio Ventura, ex-prefeito de Ilha Comprida e nomeado para chefiar a regional do Vale do Ribeira, também deixou o cargo. A decisão ocorreu após vir à tona seu histórico de irregularidades em tribunais de contas e decisões que o impediam de disputar eleições.

 

Leia mais

Bandidos invadem chácara de radialista em Manaus e furtam vários objetos

Matheus Valadares

Operação prende 45 foragidos por roubo durante o Carnaval no Amazonas

Matheus Valadares

Justiça decreta prisão preventiva de comandante após naufrágio no Encontro das Águas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!