9 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Putin assina lei que reduz maioridade penal para 14 anos e prevê prisão perpétua por sabotagem

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta segunda-feira (17) uma lei que reduz a maioridade penal para 14 anos em casos de sabotagem e estabelece prisão perpétua para quem envolva menores em atentados terroristas ou atos de sabotagem.

A nova legislação altera o Código Penal russo, incluindo punições mais severas para quem recrutar, incitar ou envolver jovens em crimes graves. A pena de prisão para adultos varia de 10 a 20 anos, com multa entre 500 mil e 1 milhão de rublos, enquanto os acusados de sabotagem devem cumprir pelo menos 75% da pena antes de poderem solicitar liberdade condicional.

Segundo Vasily Piskaryov, presidente do Comitê de Segurança da Duma, o aumento de tentativas de recrutamento de menores por serviços de inteligência estrangeiros motivou a mudança. “Eles tentam convencer jovens de que não enfrentarão punições devido à idade”, afirmou em seu canal no Telegram.

A lei inclui ainda crimes como planejamento de organizações terroristas, participação em treinamentos com fins de sabotagem e cumplicidade em atividades terroristas.

 

 

Leia mais

Chaiany e Jordana protagonizam discussão nas Casas de Vidro

Matheus Valadares

FAF divulga arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense 2026

Matheus Valadares

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!