Nesta terça-feira (18), o serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare enfrentou uma instabilidade que impactou vários sites e aplicativos, como o X (Twitter) e o ChatGPT. O problema começou por volta das 08h50 (horário de Brasília). Consequentemente, isso afetou o acesso a essas plataformas, além do Down Detector, que também estava com dificuldades para carregar.
Usuários do X se depararam com a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página” ao tentar atualizar o feed, enquanto no ChatGPT, a mensagem solicitava desbloquear uma ferramenta do Cloudflare. Outros sites como o Canva e o The Game Awards também registraram falhas possivelmente relacionadas ao problema no serviço de nuvem.
O erro mais comum foi o “Challenges Cloudflare”, um mecanismo de segurança usado para verificar se um visitante é humano e não um bot. Esse teste é parte da proteção contra ataques cibernéticos, como o DDoS (Distributed Denial of Service), que tenta derrubar sites com acessos automatizados.
A Cloudflare reconheceu o problema em sua página de status e informou que estava investigando a falha, que causou erros 500 em seus clientes, além de afetar o painel de controle e a API. Às 11h, a empresa continuava trabalhando para aplicar correções e restaurar os serviços.
