18 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Grupo envolvido em golpes de falsos consórcios são presos Manaus

Fotos: Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Consórcio de Papel e cumpriu dois mandados de prisão temporária contra um homem de 25 anos e uma mulher de 22. Ambos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa especializada em aplicar golpes envolvendo falsos consórcios em Manaus.

Além das prisões, as autoridades cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em várias zonas da cidade. A ação teve como objetivo coletar provas e desarticular a estrutura do grupo criminoso.

Ademais, a investigação revelou que os suspeitos utilizavam indevidamente o nome e a logomarca de uma administradora legítima. Ela tinha autorização do Banco Central do Brasil e isso credibilizava suas ações fraudulentas. Todavia, a administradora verdadeira tem sede na Avenida Borba, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital amazonense.

O delegado Rafael Guevara, responsável pela investigação, informou que as diligências começaram após um grupo de dez vítimas procurarem a Decon para relatar prejuízos financeiros causados pelo golpe. De acordo com Guevara, o grupo criminoso utilizava as redes sociais para divulgar anúncios fraudulentos, oferecendo “crédito fácil” para a aquisição de móveis, imóveis e carros, atraindo assim diversas pessoas interessadas.

“O grupo estruturou duas empresas ‘fantasmas’, com nomes e registros quase idênticos ao da administradora legítima. Utilizavam ainda a logomarca da empresa verdadeira nos falsos contratos de consórcio, conferindo aos documentos uma aparência de autenticidade e credibilidade”, explicou o delegado.

As vítimas, induzidas a acreditar que receberiam os bens prometidos em curto prazo, tinham a obrigação de pagar um valor de entrada. Porém, após o pagamento, a promessa não se concretizava e as vítimas buscavam ajuda policial.

A operação resultou na prisão de dois suspeitos, encontrados em um escritório localizado na zona sul de Manaus. Além disso, diligências foram realizadas em bairros das zonas oeste e leste da cidade, onde o grupo criminoso mantinha outros pontos de operação.

Os suspeitos presos irão responder por crimes como estelionato, crime contra as relações de consumo e associação criminosa.

Procurados

Durante as investigações, a PC-AM identificou dois outros envolvidos que estão foragidos: Jhonatan Cunha dos Santos Silva e Rebeca Ingrid da Silva Campos. A polícia solicita a colaboração da população para fornecer informações sobre o paradeiro dos fugitivos.

  • Decon: (92) 99962-2731
  • Polícia Civil: (92) 197 ou (92) 3667-7575
  • Disque-denúncia: 181

“O sigilo da identidade do informante está garantido”, afirmou o delegado Rafael Guevara.

 

 

Leia mais

Sem apresentar provas, blogueiro Erlan Bastos acusa Generoso de estupro

Matheus Valadares

Menino salvo de engasgo morre afogado em Manacapuru

Matheus Valadares

Brasil empata com a Tunísia em jogo de testes, com Paquetá perdendo pênalti

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!