27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

STF abre inquérito contra senador e 9 deputados por mau uso da cota parlamentar, Silas Câmara é um deles

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de um inquérito contra um senador e nove deputados federais por mau uso da cota parlamentar. A decisão é da ministra Rosa Weber, que atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

São alvos da investigação o senador Romário (Podemos-RJ) e os deputados Carlos Henrique Amorim (DEM-TO), Benedita da Silva (PT-RJ), Danilo Cabral (PSB-PE), Fabio Reis (MDB-SE), Fausto Pinato (PP-SP), Hiran Gonçalves (PP-RR), Jessica Sales (MDB-AC), Sergio Brito (PSD-BA) e Silas Câmara (Republicanos-AM).

De acordo com o subprocurador-geral Humberto Jacques, uma empresa de publicidade foi contratada, com recursos da cota, para prestar serviços aos parlamentares entre 2014 e 2018, mas as notas fiscais vieram com “fortes indícios de inconsistências”.

Foram anexados ao pedido relatórios técnicos, documentos e áudios obtidos mediante mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico.

Ao analisar o pedido, Rosa Weber destacou que a instauração de inquérito “não implica, em absoluto, qualquer antecipação de juízo de valor a respeito da responsabilidade criminal dos investigados, em benefício dos quais vigora a presunção de inocência”.

Os fatos referem-se à legislatura anterior, mas, como os parlamentares foram reeleitos, Rosa Weber entende que a eles deve ser assegurada a prerrogativa de foro no STF.

Por outro lado, há outros 18 ex-parlamentares supostamente envolvidos no esquema, mas que não exercem mais mandato – essas investigações, por tal razão, foram remetidas à primeira instância.

Leia mais

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência nas águas do Rio Negro

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!