27 de novembro de 2025
DestaquesMundo

Incêndio em complexo residencial de Hong Kong deixa 55 mortos e quase 300 desaparecidos

Os bombeiros de Hong Kong continuam trabalhando nesta quinta-feira (27) para controlar o incêndio que destruiu parte de um grande complexo residencial e deixou ao menos 55 mortos e quase 300 desaparecidos. As autoridades acreditam que o fogo aconteceu por negligência grave de uma empresa de construção, suspeita de usar materiais inseguros na estrutura do prédio.

Primeiramente, as equipes de resgate enfrentaram mais de 24 horas de calor intenso e fumaça espessa para tentar alcançar moradores. As vítimas ficaram presas nos andares superiores do Wang Fuk Court, no distrito de Tai Po. O episódio já é considerado o incêndio mais mortal em 77 anos na região.

Diante da tragédia, o líder local John Lee anunciou a criação de um fundo de US$ 38,6 milhões para auxiliar as famílias afetadas. O Departamento de Desenvolvimento também passou a discutir a substituição dos tradicionais andaimes de bambu por estruturas metálicas. O objetivo é reforçar a segurança em futuras construções.

O complexo, formado por oito blocos e cerca de 2 mil apartamentos, abriga mais de 4,6 mil pessoas. Aproximadamente 900 moradores seguiram para abrigos temporários. Muitos familiares, desesperados, seguem em busca de notícias sobre parentes desaparecidos — entre eles, uma mãe que procura a filha e o ex-marido.

A polícia realizou uma operação na sede da Prestige Construction and Engineering Company Limited, empresa responsável pela manutenção do condomínio, e apreendeu documentos, computadores e celulares. A superintendente Eileen Chung afirmou que há indícios de “extrema negligência”, o que teria facilitado a rápida propagação das chamas.

O presidente da China, Xi Jinping, pediu um “esforço total” das equipes para apagar o incêndio, minimizar perdas e prestar assistência às vítimas. A tragédia coloca mais uma vez em evidência a pressão sobre a administração de Hong Kong, especialmente após as mudanças políticas que seguiram os protestos de 2019.

 

Leia mais

Coari vence Borba e garante vaga na final da Copa da Floresta Delas 2025

Matheus Valadares

Polícia Federal desmonta quadrilha que produzia Mounjaro ilegalmente e apreende bens de luxo

Matheus Valadares

Sargento Loiola apaga siglas do Comando Vermelho no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!