29.3 C
Manaus
29 de novembro de 2024
AmazonasPolícia

Roubos a rotas de trabalhadores do PIM caem 31% até julho

Operações ostensivas da Polícia Militar, força-tarefa de investigação da Polícia Civil e o uso de tecnologia fizeram a diferença para a redução do número de roubos a rotas de ônibus que levam trabalhadores para fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). De janeiro até julho, o número de casos caiu 31%, conforme indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os resultados foram a pauta de reunião realizada, nesta quarta-feira (02/09), entre a cúpula de segurança e representantes da indústria do estado, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Sob a condução do secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o encontro contou com a presença da delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, do comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, e os empresários Antônio Silva, Wilson Périco e João Mezari.

De acordo com João Mezari, da Moto Honda da Amazônia e um dos diretores da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a redução ocorreu graças ao trabalho integrado das polícias Civil e Militar. “A polícia tem feito um trabalho conjunto na prevenção dessas ocorrências, por meio do acompanhamento das rotas de ônibus nos bairros mais perigosos”, afirmou.

Segundo o dirigente, as empresas também estão investindo em tecnologia. “São botões de pânico, rastreamento, câmeras internas, justamente para dar subsídios à Polícia Civil. Caso ocorra um roubo, os investigadores têm condições de identificar os responsáveis”, disse Mezari.

O executivo ainda apontou a importância do trabalho das forças de segurança pública no combate a crimes dessa natureza. “Há uma redução nos roubos ano a ano, o que é reflexo do trabalho da polícia, principalmente nos horários mais críticos, que são a madrugada ou o meio da noite. E é importante porque dá mais sossego para o colaborador, que todos os dias se desloca para o Distrito Industrial. Isso nos deixa mais tranquilos quanto à segurança deles”, frisou.

Bonates reafirmou o compromisso do sistema de segurança em reduzir os indicadores e levar mais segurança aos trabalhadores. Uma série de propostas foram discutidas para ampliação de parcerias entre o setor e o sistema de segurança, incluindo a criação de um projeto de orientação aos trabalhadores sobre medidas de segurança pessoal através de palestras nas fábricas.

Além do trabalho das polícias, a SSP dispõe do aplicativo “Aviso Polícia”, que pode ser usado para acionamento do sistema de segurança em casos suspeitos. O sistema está disponível para qualquer usuário baixar e utilizar em aparelhos smartphones. Nos casos de acionamento emergencial, a tela entra em modo de segurança para proteger o cidadão denunciante.

Leia mais

Homem é preso após invadir residência de ex-sogra de 62 anos

Marcilon Souza

Corpo de homem com marcas de agressões é encontrado na zona Leste de Manaus

Marcilon Souza

Mulher é presa por cometer estelionato contra idosos em Coari, interior do AM

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais