5 de dezembro de 2025
AmazonasDestaques

Exploração ilegal de madeira no Amazonas cresce e atinge 62% das áreas exploradas

Um levantamento do instituto Imazon divulgado nesta sexta-feira (5) aponta que, dos 68 mil hectares com exploração madeireira no Amazonas, 42 mil hectares (62%) eram ilegais, sem autorização dos órgãos ambientais. A pesquisa abrange o período de agosto de 2023 a julho de 2024 e foi realizada pela Rede Simex, em parceria com ICV, Imaflora e Imazon. Elas utilizaram imagens de satélite e cruzamento de dados de autorizações.

Em relação ao levantamento anterior, houve um aumento de 9% na área com exploração ilegal. Por outro lado, a extração autorizada subiu 131%, passando de 11,3 mil hectares para 26,1 mil hectares.

Os municípios de Boca do Acre e Lábrea, no sul do estado, concentram 75% da exploração ilegal, com destaque para Boca do Acre, com 20,5 mil hectares. Grande parte da retirada ilegal de madeira (13%) ocorre em áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.

Segundo Camila Damasceno, pesquisadora do Imazon, a exploração ilegal financia outros crimes ambientais, prejudica o mercado legalizado e ameaça a sobrevivência de comunidades tradicionais. Imóveis rurais em cadastros públicos representam 77% da retirada irregular, enquanto florestas públicas não destinadas correspondem a 8%. O instituto reforça a necessidade de fiscalização e de destinação adequada dessas áreas.

 

Leia mais

Ladrão é procurado por assaltar as linhas 650 e 678 em Manaus

Matheus Valadares

Endrick será transferido por empréstimo ao Lyon no início de 2025

Matheus Valadares

Mega-Sena: prêmio acumula e chega a R$ 12 milhões no próximo sorteio

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!