7 de dezembro de 2025
DestaquesEconomia

Indicação de Flávio Bolsonaro causa maior queda da Bolsa desde 2021

A indicação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para disputar a Presidência da República em 2026 provocou a maior queda da Bolsa de Valores brasileira. Esse movimento é o maior desdefevereiro de 2021. Na época, o então presidente Jair Bolsonaro indicou Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras. Na época, isso causou forte instabilidade.

Em 22 de fevereiro de 2021, o Ibovespa despencou 4,87% logo após a abertura do mercado. Isso refletiu a preocupação dos investidores sobre possíveis intervenções nos preços dos combustíveis. O índice recuou para 112.667 pontos, marcando uma das quedas mais expressivas daquele ano.

O cenário voltou a se repetir após a confirmação de que Flávio Bolsonaro será o nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa presidencial do ano que vem. Pouco depois das 13h, o Ibovespa iniciou uma trajetória acelerada de queda, que se intensificou durante a tarde. No encerramento do pregão, o índice fechou em baixa de 4,31%, caindo para 157.369 pontos, uma redução de 7.086 pontos em relação ao dia anterior.

A reação negativa do mercado financeiro reflete a preocupação com o impacto político e econômico da candidatura, em um momento de elevada sensibilidade para investidores e para o ambiente macroeconômico do país.

 

Leia mais

Lula lidera 2º turno contra Flávio Bolsonaro, diz Datafolha

Matheus Valadares

Sub-20 do Flamengo brilha em jogo eletrizante e empata com Mirassol por 3 a 3

Matheus Valadares

Catar alerta que trégua em Gaza vive momento crítico enquanto mediadores buscam avanço

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!