A consagração de Arrascaeta já era praticamente garantida desde que o Flamengo confirmou o título ao vencer o Ceará na última quarta-feira (3). O meio-campista uruguaio terminou o Campeonato como vice-artilheiro, marcando 18 gols mesmo não atuando como atacante, e ainda liderou o ranking de assistências, com 14 passes para gol. No total, o camisa 10 participou diretamente de 32 gols (somando gols e assistências), sendo o atleta mais decisivo da competição.
Primeiramente, a conquista do Bola de Prata e também do Bola de Ouro por Arrascaeta, fez o Flamengo ampliar sua lista de vencedores do prêmio máximo da tradicional premiação. O clube agora soma sete jogadores que já receberam a honraria: Zico (1974 e 1982), Renato Gaúcho (1987), Júnior (1992), Adriano (2009), Gabigol (2019) e, mais recentemente, Arrascaeta.
Além disso, o uruguaio se tornou o estrangeiro mais laureado da história do Bola de Prata, chegando a seis conquistas — uma Bola de Ouro e cinco Bolas de Prata — ultrapassando o chileno Elías Figueroa, que tinha cinco.
Ausência de Filipe Luís
A grande surpresa para muitos foi a ausência de Filipe Luís entre os premiados. Mesmo campeão brasileiro, o treinador do Flamengo acabou sendo superado por Rafael Guanaes, técnico do Mirassol, que comandou a equipe em uma campanha histórica, terminando o Brasileirão em quarto lugar e garantindo vaga direta na Libertadores.
Guanaes foi eleito o melhor técnico tanto no Prêmio Brasileirão 2025 quanto no Bola de Prata, superando, além de Filipe Luís, Abel Ferreira, responsável pela melhor campanha de um vice-campeão desde a adoção do formato com 20 clubes.
O gol de Pedro, do Flamengo, marcado contra o Vitória, foi escolhido como o mais bonito da competição nas duas cerimônias.
O Flamengo teve três atletas incluídos na seleção do Bola de Prata: Léo Pereira, Arrascaeta e Pedro. No Prêmio Brasileirão 2025, foram quatro nomes: Rossi, Léo Pereira, Jorginho e Arrascaeta.
Por fim, Paulo Henrique, do Vasco, conquistou o prêmio de melhor lateral-direito tanto no Bola de Prata quanto no Prêmio Brasileirão. Já Rayan foi eleito a revelação da competição. Nenhum outro jogador de times cariocas recebeu premiações.
Seleção do Prêmio Brasileirão 2025:
- Rossi (Flamengo)
- Paulo Henrique (Vasco)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Léo Pereira (Flamengo)
- Reinaldo (Mirassol)
- Lucas Romero (Cruzeiro)
- Jorginho (Flamengo)
- Matheus Pereira (Cruzeiro)
- Arrascaeta (Flamengo)
- Vitor Roque (Palmeiras)
- Kaio Jorge (Cruzeiro).
Técnico: Rafael Guanaes (Mirassol).
Seleção do Bola de Prata 2025:
- Walter (Mirassol)
- Paulo Henrique (Vasco)
- Léo Pereira (Flamengo)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Reinaldo (Mirassol); Lucas Romero (Cruzeiro)
- Matheus Pereira (Cruzeiro)
- Arrascaeta (Flamengo)
- Pedro (Flamengo)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Vitor Roque (Palmeiras).
Técnico: Rafael Guanaes (Mirassol).
