O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) promoveu o curso Boas Práticas na Avicultura no município de Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas. A iniciativa tem como objetivo capacitar os avicultores da região. A formação abordou desde o manejo inicial na criação até a gestão completa da atividade avícola.
Omédico veterinário David Lago dos Santos, coordenador do Projeto Prioritário (PP) de Avicultura, ministrou o curso, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro. A programação incluiu um dia de vivência prática em aviários da região, permitindo aos produtores fixarem o conteúdo abordado nas aulas teóricas.
“Foram discutidos tópicos como a escolha adequada do local de criação, chegada dos animais, medidas de biossegurança, além da gestão da atividade por meio de planilhas de escrituração zootécnica e da legislação estadual”, destacou Lago.
A iniciativa contou com apoio da Unidade Local (UnLoc) do Idam em Santa Isabel do Rio Negro. O gerente da unidade, Jandeci Aguiar, ressaltou a relevância do projeto. “O curso é fundamental para o município. Ele tem baixo impacto ambiental, fortalece a avicultura local, gera emprego e renda nas propriedades e melhora a qualidade de vida do produtor”, afirmou.
Segundo Lago, a ação integra uma série de atividades de acompanhamento às UnLocs do Idam para impulsionar o setor avícola no estado. Além de capacitar produtores, o projeto busca atualizar o corpo técnico da instituição. Assim, promove melhorias para a cadeia produtiva e para a renda das famílias do interior.
