24.3 C
Manaus
6 de fevereiro de 2026
BrasilDestaques

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a documentos de banqueiro investigado

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (12) restringir o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aos documentos referentes às quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico do banqueiro Daniel Vorcaro, um dos sócios do Banco Master.

De acordo com a decisão, os documentos serão retirados da CPMI e seguirão à Presidência do Senado Federal. Lá, eles ficarão sob custódia até que o STF tome uma decisão definitiva sobre o caso. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não integra a comissão parlamentar.

Na mesma decisão, Toffoli negou o pedido da defesa de Vorcaro e manteve a legalidade das decisões da CPMI e da Justiça que autorizaram as quebras de sigilo do banqueiro.

A quebra de sigilo de Daniel Vorcaro teve aprovação pela CPMI na semana passada. A comissão investiga operações de crédito do Banco Master destinadas a aposentados e pensionistas, além de aportes de fundos de previdência de servidores públicos na instituição financeira, que acabou sendo liquidada pelo Banco Central.

Vorcaro e outros sócios do banco também foram alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. Ela apura a concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master. Além disso, a operação também investigauma tentativa de venda da instituição ao Banco Regional de Brasília (BRB), banco público vinculado ao Governo do Distrito Federal.

A decisão do STF gerou reação no Congresso. Em publicação nas redes sociais, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSS, afirmou que a medida causa indignação.

“Essa decisão não é apenas estranha. É grave. Sempre que se afasta de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito o acesso a documentos essenciais, enfraquece-se a investigação e amplia-se a desconfiança da sociedade sobre o que se tenta ocultar”, declarou o parlamentar.

 

Leia mais

PC-AM prende homem por perseguir e ameaçar ex-namorada com mensagens via Pix

Matheus Valadares

Suzane von Richthofen é nomeada inventariante de herança estimada em R$ 5 milhões

Matheus Valadares

Homem que furtou academia invade escola de música no bairro Tancredo Neves

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!