32.3 C
Manaus
15 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

José Antonio Kast vence eleição no Chile e leva país à guinada à direita

O conservador José Antonio Kast venceu a eleição presidencial do Chile neste domingo (14), conduzindo o país à sua guinada mais acentuada à direita desde o fim da ditadura militar, em 1990. No segundo turno, Kast obteve 58,30% dos votos, contra 41,70% da candidata de esquerda Jeannette Jara, com mais de 95% das urnas apuradas.

Ao reconhecer a derrota, Jara afirmou que a “democracia falou alto e claro” e disse ter desejado sucesso a Kast “para o bem do Chile”.

A campanha de Kast foi fortemente marcada pelo discurso de combate à criminalidade e à imigração irregular. O motivo se deve ao aumento da violência no país nos últimos anos. Portanto, o presidente eleito defende medidas duras, como deportações em massa, uso das Forças Armadas em áreas violentas e a criação de uma polícia migratória. O modelo é uma inspiração dos Estados Unidos.

Esta foi a terceira tentativa de Kast à Presidência, após perder para Gabriel Boric em 2021. Considerado por muitos eleitores como extremista, ele conseguiu ampliar apoio entre setores preocupados com segurança pública e controle das fronteiras.

A vitória de Kast se soma ao avanço recente da direita na América Latina, ao lado de nomes como Javier Milei (Argentina), Nayib Bukele (El Salvador) e Daniel Noboa (Equador).

Apesar do triunfo, o novo presidente enfrentará um Congresso dividido, o que pode dificultar a aprovação de propostas mais radicais. Ainda assim, o mercado reagiu positivamente à eleição. Os economistas avaliaram que há expectativa de menos regulação econômica em um país que é líder mundial na produção de cobre e um dos principais produtores de lítio.

 

Leia mais

Cruzeiro anuncia saída de Leonardo Jardim menos de 24 horas após eliminação na Copa do Brasil

Matheus Valadares

Gabigol é alvo de críticas e vandalismo após pênalti perdido na semifinal da Copa do Brasil

Matheus Valadares

Assaltante leva surra e “dorme sem sono” após ser pego na zona leste de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!