1 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

Câmara dos Deputados aprova texto-base da reforma tributária e define regulamentação do IBS

© Lula Marques/ Agência Brasil

Na noite de segunda-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da regulamentação de pontos da reforma tributária. Esse é um marco importante para o sistema tributário brasileiro. O projeto detalha a forma como o governo cobrará e resolverá controvérsias sobre o futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS (imposto estadual) e o ISS (imposto municipal).

A princípio, o texto, que saiu do Senado e teve aprovação em setembro, segue com poucas alterações. O relator da proposta, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), acatou a maior parte do conteúdo aprovado pelos senadores. Na tarde desta terça-feira (16), serão votados os destaques que podem alterar alguns pontos do texto.

Entre os principais detalhes da proposta, destaca-se a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Ele será responsável por coordenar a arrecadação, fiscalização, e distribuição do novo imposto. O CGIBS reunirá representantes de todos os entes federados, incluindo estados, municípios e a União, com o objetivo de garantir a implementação eficiente do IBS.

Em um discurso após a aprovação, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que a reforma tributária vai simplificar a cobrança de impostos, reduzir custos e tornar o sistema mais ágil e eficiente. “A partir de janeiro, esperamos que o novo sistema tributário entre em vigor, trazendo menos burocracia e mais transparência para o cidadão”, disse Hugo Motta.

Essa é a segunda regulamentação que tramita no Congresso Nacional desde a aprovação da reforma tributária em 2023. A primeira regulamentação, sancionada no início de 2024, tratou da incidência do Imposto sobre Valor Agregado (IVA Dual), com a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) no nível federal e o IBS. O novo modelo visa tornar o Brasil mais eficiente e compatível com sistemas tributários bem-sucedidos em outros países.

 

Leia mais

Saiba como emitir a 2ª via de certidões sem sair de casa

Marcilon Souza

Itacoatiara empata com Manauara e garante vaga na semifinal do Amazonense

Matheus Valadares

Vídeo expõe pressão sexual contra mulher oito dias após o parto e gera revolta nas redes

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!