O Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou nesta quarta-feira (17) que as crescentes tensões em torno da Venezuela podem resultar em “consequências imprevisíveis” para todo o Ocidente. A informação é da agência de notícias estatal russa Tass.
O alerta ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenar na terça-feira (16) um “bloqueio” a todos os navios petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, em um esforço para intensificar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro e afetar sua principal fonte de receita, o petróleo.
Ainda não está claro como o governo americano pretende implementar a medida. A possibilidade de recorrer à Guarda Costeira, que já foi acionada na semana passada, está sendo cogitada. Além disso, os EUA deslocaram milhares de soldados e dezenas de embarcações de guerra, incluindo um porta-aviões, para a região.
Em resposta, o governo venezuelano rejeitou o que chamou de “ameaça grotesca” de Trump.
Em meio ao clima de tensão, os preços do petróleo subiram mais de 1% no comércio asiático nesta quarta-feira, após o fechamento de terça-feira. Ontem, o mercado registrou o menor valor desde fevereiro de 2021, com o barril cotado a US$ 55,27.
