26.3 C
Manaus
17 de dezembro de 2025
BrasilDestaques

Lançamento do foguete Hanbit-Nano da base de Alcântara é adiado para sexta-feira, 19

A empresa sul-coreana Innospace anunciou o adiamento do lançamento de seu foguete Hanbit-Nano, que estava programado para esta quarta-feira (17). A nova data para o evento histórico será na sexta-feira (19), às 15h45, com o lançamento ocorrendo a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Essa é a primeira vez que um voo comercial partiria de uma base brasileira.

O motivo do adiamento foi a necessidade de garantir tempo suficiente para a substituição de componentes. Os técnicos identificaram uma anomalia no sistema de resfriamento do dispositivo de suprimento de oxidante do primeiro estágio do foguete. A inspeção final revelou o problema, levando a Innospace a optar pela mudança de data para garantir a segurança e o sucesso da missão.

Em comunicado oficial, a Força Aérea Brasileira (FAB), que opera o Centro de Lançamento de Alcântara, confirmou o adiamento. Ela reiterou que o lançamento ocorrerá apenas quando todas as condições de segurança estiverem plenamente atendidas.

O foguete Hanbit-Nano, com 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas de peso, levará satélites para a órbita baixa da Terra, a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus. Este lançamento marca um avanço significativo no setor espacial brasileiro. Além disso, o voo marca um passo importante para a Innospace, que visa expandir suas operações comerciais de lançamentos de satélites.

Leia mais

SBT substitui especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves

Matheus Valadares

PF descobre grampo ilegal de Moro em autoridades durante a Lava Jato

Matheus Valadares

Amom propõe destinar 10% das apostas para políticas de inclusão de Pessoas com Deficiência

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!