20 de dezembro de 2025
CidadeDestaques

SOS Vida da Prefeitura de Manaus ultrapassa 226 mil remoções de pacientes em 2025

O SOS Vida, serviço de transporte sanitário da Prefeitura de Manaus, já contabiliza mais de 226 mil remoções realizadas em 2025, até esta quinta-feira (18). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A princípio, o programa atende pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas, que necessitam de deslocamento para consultas, procedimentos e tratamentos em unidades de saúde da capital.

Ao todo, o serviço soma 226.814 remoções neste ano. A maior parte dos atendimentos foi destinada a pacientes com insuficiência renal crônica ou aguda em tratamento de hemodiálise, totalizando 186.302 remoções. Além disso, foram realizados 19.930 traslados para sessões de fisioterapia e 4.848 para procedimentos de curativos.

De acordo com o gerente do SOS Vida, João Cláudio Nobre, a gestão municipal vem fortalecendo o acolhimento e a escuta dos usuários, por meio de reuniões periódicas com técnicos e gestores. “Temos nos reunido mensalmente com os usuários para avaliar o serviço e, a partir disso, aperfeiçoar continuamente o trabalho das equipes”, destacou.

Entre as melhorias implementadas em 2025 está a ampliação do atendimento a pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Segundo o gerente, ajustes logísticos permitiram abrir mais vagas e facilitar o acesso desses usuários ao transporte sanitário municipal.

O planejamento da gestão também prevê a expansão do SOS Vida para comunidades ribeirinhas. Atualmente, o serviço atua principalmente na zona urbana de Manaus, contando com uma frota de 48 veículos terrestres, entre vans convencionais, vans adaptadas e ambulâncias.

Outra melhoria prevista é a instalação de uma nova base operacional, que se somará às duas bases descentralizadas já existentes nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste da cidade. “Com essa nova base, vamos reforçar o transporte de usuários em alta hospitalar, uma demanda que vem crescendo”, explicou João Cláudio Nobre.

Atendimento

O SOS Vida possui atualmente mais de 16,8 mil usuários cadastrados. Ele inclui pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas, em tratamento de condições renais, traumatológicas e oncológicas, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de transporte especializado.

O serviço também atende pacientes oriundos do interior do Amazonas que realizam tratamento na capital, garantindo o transporte até embarcações de retorno às suas cidades de origem, em parceria com as representações municipais.

Para solicitar o cadastramento, os usuários podem entrar em contato pelo telefone 0800 092 0192, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. O atendimento também está disponível via WhatsApp pelos números (92) 98802-4997 e (92) 98802-3962, além do e-mail sosvidasemsa@gmail.com.

Estrutura

O SOS Vida integra a Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa e oferece transporte adequado para tratamentos de curto ou longo prazo. O serviço conta com uma central de atendimento no bairro Centro, zona Sul, além de duas bases descentralizadas nos bairros Aleixo (zona Centro-Sul) e Alvorada (zona Centro-Oeste).

A frota possui 48 veículos, sendo 12 vans adaptadas para cadeirantes, 20 vans convencionais e 16 ambulâncias. A equipe multidisciplinar inclui condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, telefonistas, coordenadores e profissionais administrativos.

 

 

Leia mais

Michelle Bolsonaro e advogados se opõem a entrevista de Bolsonaro na prisão; Flávio é favorável

Matheus Valadares

Homem com a ‘fininha’ invade obra e faz piscina de banheiro em Coari

Matheus Valadares

Congresso aprova Orçamento de 2026 com despesas de R$ 6,5 trilhões

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!