O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou em aberto a possibilidade de uma guerra com a Venezuela. Já Marco Rubio, seu secretário de Estado, afirmou nesta sexta-feira, 19, que “nada impedirá” Washington de aplicar um bloqueio contra petroleiros sancionados no Caribe.
Em entrevista à emissora NBC News, perguntaram a Trump se ele descartava uma guerra com a Venezuela, e sua resposta foi clara: “Não descarto.” Quando indagado sobre a intenção de derrubar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, Trump evitou confirmar planos específicos, mas disse: “Ele sabe exatamente o que eu quero. Ele sabe melhor que ninguém.”
Enquanto isso, Marco Rubio, em uma coletiva de imprensa, ressaltou que o governo Trump segue pressionando o regime de Maduro. Ele é acusado oficialmente de liderar um cartel de narcotráfico, o “Cartel de los Soles”, com o apoio da Justiça americana.
Desde setembro, as forças armadas dos EUA realizaram diversos ataques no Caribe e no Pacífico Oriental, visando embarcações de supostos traficantes, resultando na morte de mais de 100 pessoas. A ação faz parte da chamada “pressão máxima” que o governo Trump exerce sobre o regime venezuelano.
O cenário atual mantém a tensão crescente entre os Estados Unidos e a Venezuela, com a comunidade internacional observando atentamente os próximos passos de Washington.
