22 de dezembro de 2025
DestaquesEsportes

Pelci realiza mais de 325 mil atendimentos e reforça inclusão esportiva no Amazonas em 2025

O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), contabilizou mais de 325 mil atendimentos em 2025. Assim, consolidou-se como a maior política pública de inclusão esportiva do Amazonas. Atualmente, o programa conta com 33 núcleos na capital e quatro polos no interior, atendendo 4.250 atletas matriculados.

As atividades abrangem diversas modalidades, como futebol, futsal, vôlei, basquete, jiu-jitsu, handebol, atletismo, natação, xadrez, além das turmas do projeto Campeões da Vila. Segundo o secretário da Sedel, Diego Américo, o crescimento do Pelci demonstra o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento social por meio do esporte.

O programa também avançou no interior do estado, chegando à comunidade do Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira, onde mais de 300 crianças e adolescentes foram beneficiados. No município, mais de 800 atletas de base participam regularmente das atividades esportivas.

Reconhecido nacionalmente, o Pelci ganhou indicação ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA). Ele destacou-se como referência em democratização do esporte, inclusão social e valorização de talentos. Além da formação esportiva, a iniciativa oferece um ambiente seguro que contribui para o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Em 2025, atletas do programa garantiram vagas em competições nacionais, como o Super Nacional de Futebol 7 e a Taça das Favelas Brasil. Outro destaque do ano foi a inclusão do kart, tornando o Pelci pioneiro no acesso gratuito ao automobilismo, com atividades orientadas por instrutores especializados.

 

Leia mais

Homem é preso por matar cachorro afogado no bairro Gilberto Mestrinho

Matheus Valadares

Morador ameaça vizinhos com faca em residencial no Tarumã

Matheus Valadares

Mulher é estuprada e ameaçada de morte pelo ex-marido no bairro Gilberto Mestrinho

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!