A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi inaugurada nesta segunda-feira (22). A entrega ocorre exatamente um ano após o colapso da antiga estrutura, tragédia que deixou 18 vítimas, sendo 14 mortes confirmadas, uma pessoa ferida e três ainda desaparecidas.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, além dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A nova ponte possui 630 metros de extensão, 19 metros de largura e vão livre de 154 metros, com duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e passagem para pedestres. O investimento federal foi de aproximadamente R$ 172 milhões.
Antes da liberação, a estrutura passou por cerca de 20 horas de testes de segurança, utilizando oito caminhões betoneira com peso médio de 30 toneladas. Sensores avaliaram a trepidação e o comportamento da ponte sob diferentes velocidades e cargas.
A antiga ponte, construída na década de 1960, havia passado por reparos em 2021, mas seguia com problemas estruturais. Em dezembro do ano passado, desabou, lançando veículos no Rio Tocantins, incluindo caminhões que transportavam ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. As investigações seguem em andamento pelo DNIT e pela Polícia Federal, que apuram responsabilidades e causas do colapso, como sobrecarga, falhas estruturais e manutenção inadequada.
