23 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Moraes nega pressão ao Banco Central e diz que tratou apenas da Lei Magnitsky

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, divulgou nesta terça-feira (23) uma nota oficial para negar qualquer tipo de pressão ao Banco Central. Segundo o magistrado, as reuniões realizadas com o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, tiveram como único foco as consequências da aplicação da Lei Magnitsky.

A manifestação ocorre após reportagem publicada pelo jornal O Globo, que apontou uma suposta tentativa de influência do ministro em favor do Banco Master. Moraes afirmou que não tratou de interesses específicos de instituições financeiras e reforçou que os encontros tiveram caráter institucional.

De acordo com o comunicado, além do presidente do Banco Central, Moraes também se reuniu com dirigentes do Banco do Brasil, Itaú, BTG, Santander. Além disso, ele também se encontrou com representantes da Febraban e da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

De acordo com o o ministro, o debate se restringiu aos impactos da legislação internacional sobre o sistema bancário, como a manutenção de contas, cartões e movimentações financeiras.

A reportagem mencionou ainda contatos telefônicos e uma reunião presencial entre Moraes e Galípolo. Na ocasião, o ministro solicitou a aprovação da compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). O negócio, anunciado anteriormente, dependia de aval do Banco Central.

Também houve a citação de que o Banco Master firmou contrato com o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, prevendo atuação junto a órgãos como Banco Central, Receita Federal e Congresso Nacional. O acordo estabelecia pagamento mensal milionário por um período de três anos.

O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, chegou a ser preso em novembro, permanecendo detido por 11 dias. Ele responde a investigações da Polícia Federal por suspeitas de crimes financeiros relacionados à gestão da instituição e atualmente cumpre medidas cautelares determinadas pela Justiça Federal.

 

Leia mais

Homem bêbado e armado com faca invade hospital em Itacoatiara

Matheus Valadares

Caminhão carregado de milho tomba e interdita pista na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Criança de 2 anos cai no rio e morre após ataque de piranhas em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!