A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sugeriu que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência da República em 2026, escolha uma mulher para compor sua chapa como vice-presidente. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Sala de Imprensa, do SBT News.
Segundo Damares, a presença de uma mulher na chapa poderia representar uma mudança significativa na proposta política da direita. “Pensa no nome de uma mulher para ser sua vice. Vai mudar muito na proposta quem tiver uma vice-presidente ou uma candidata feminina”, afirmou a senadora, dirigindo-se diretamente a Flávio Bolsonaro.
Durante a entrevista, Damares destacou a necessidade de a direita dar mais atenção ao eleitorado feminino, defendendo uma abordagem baseada em “leveza e ternura”. Na avaliação dela, esse público será decisivo nas próximas eleições.
A senadora também afirmou que a direita perdeu espaço entre as mulheres por falhas na comunicação das ações realizadas em favor da pauta feminina durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para Damares, existe confusão entre conservadores sobre a diferença entre pauta feminina e feminismo, o que teria prejudicado o diálogo com esse eleitorado.
