14 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Morre Arlindo de Souza, o Popeye Brasileiro, aos 55 anos em Olinda

Morreu aos 55 anos o olindense Arlindo de Souza, conhecido nacionalmente como Popeye Brasileiro. Ele ganhou notoriedade após participar de programas de televisão exibindo músculos exageradamente volumosos nos braços. O corpo era resultado da aplicação de óleo mineral, o que o levou a ser comparado ao personagem de desenho animado.

A causa da morte não foi divulgada. Arlindo morava no bairro de Águas Compridas, em Olinda, e faleceu na madrugada de terça-feira (13), no Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, no Recife, onde estava internado desde dezembro. O sepultamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), no Cemitério de Águas Compridas.

Quem era o Popeye brasileiro

Pedreiro de profissão, Arlindo transformou o próprio corpo com a aplicação de óleo mineral e álcool, prática amplamente condenada por médicos. O caso chamou atenção para os riscos do uso de anabolizantes e de substâncias ilegais para aumento da massa muscular, associados a danos graves à saúde e até à morte.

Todavia, o uso de hormônios anabolizantes, especialmente em altas doses, provoca diversos efeitos colaterais. Entre eles estão:

  1. Dependência
  2. Formação de coágulos sanguíneos
  3. Risco de AVC, infarto
  4. Aumento da pressão arterial
  5. Alterações psicológicas como agressividade, além de maior predisposição a diferentes tipos de câncer.

O médico também destacou que a aplicação de óleo mineral diretamente na musculatura pode causar infecções graves, gangrena, trombose e destruição dos tecidos.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) reforça que o uso de testosterona e outros anabolizantes sem acompanhamento médico representa um sério risco à saúde, podendo causar danos irreversíveis. Entre os efeitos listados estão problemas hepáticos, alterações psiquiátricas, distúrbios cardiovasculares, retenção de líquidos e aumento do risco de doenças transmissíveis.

Diante desses riscos, em abril de 2023, o Conselho Federal de Medicina proibiu a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora de desempenho esportivo, por falta de comprovação científica quanto à segurança e aos benefícios dessas terapias.

 

Leia mais

Damares acusa igrejas de fraudes no INSS, e Malafaia a chama de ‘linguaruda’

Matheus Valadares

Facção captura suposto assaltante e o espanca no bairro Petrópolis

Matheus Valadares

Ases do Pagode faz homenagem a Paulo Onça na Banda do DJ Evandro Jr 2026

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!