15 de janeiro de 2026
DestaquesEconomia

Produção de veículos no Brasil cresce 3,5% e chega a 2,64 milhões de unidades

A produção brasileira de veículos registrou crescimento de 3,5% em 2024, totalizando 2,64 milhões de unidades. O número inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com a entidade,  o crescimento da produção de veículos leves e manteve o Brasil entre os maiores produtores do setor no mundo. As vendas somaram 2,69 milhões de unidades, alta de 2,1% em comparação com o ano anterior.

As exportações apresentaram forte crescimento, com alta de 32,1% e cerca de 529 mil veículos comercializados no período. Para o presidente da Anfavea, Igor Calvet, apesar das expectativas mais altas, o balanço do ano foi positivo para o setor.

Desempenho em dezembro

Em dezembro, os emplacamentos cresceram 17,1% em relação a novembro e 8,5% na comparação anual, com 279,4 mil unidades vendidas. Segundo a Anfavea, o resultado foi influenciado pelo excesso de estoques nas concessionárias.

Já as exportações tiveram queda acentuada no mês, com recuo de 47,7% frente a novembro e de 38,1% em relação a dezembro de 2024, somando 18,7 mil unidades — o pior desempenho mensal desde abril de 2020.

A produção também recuou em dezembro, com queda de 15,8% na comparação mensal e de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 184 mil veículos produzidos.

Leia mais

Rayan, revelação do Vasco, atrai interesse de Europa

Matheus Valadares

Dupla em moto realiza arrastões no bairro Zumbi

Matheus Valadares

Homem que matou namorado é preso tentando roubar ossos em cemitério de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!