20 de janeiro de 2026
DestaquesEconomia

Ibovespa renova máxima histórica e fecha acima de 166 mil pontos impulsionado por Vale e Petrobras

O Ibovespa renovou sua máxima histórica nesta terça-feira (20) e encerrou o pregão acima dos 166 mil pontos pela primeira vez, impulsionado principalmente pelas ações da Vale, Petrobras e dos grandes bancos. O movimento ocorreu na contramão das principais bolsas internacionais, pressionadas por tensões geopolíticas envolvendo os Estados Unidos e a Europa.

Após iniciar o dia em leve queda, o principal índice da bolsa brasileira mudou de direção no fim da manhã e acelerou os ganhos ao longo da tarde. No pico do dia, o Ibovespa chegou a 166.467,56 pontos e fechou em alta de 0,87%, aos 166.276,90 pontos.

Enquanto o mercado doméstico avançava, o cenário externo era marcado por aversão ao risco. Novas ameaças de tarifas comerciais feitas por Donald Trump impactaram negativamente os mercados globais. Além disso, tensões com países europeus envolvendo o controle da Groenlândia contribuíram para o cenário.

No Brasil, esse ambiente internacional contribuiu para a valorização do dólar frente ao real. A moeda norte-americana encerrou o dia com alta de 0,29%, cotada a R$ 5,3802. Apesar disso, no acumulado do ano, o dólar ainda registra queda de 1,98%.

A abertura das bolsas de Nova York reforçou o movimento observado no Brasil. As incertezas em torno da política externa dos Estados Unidos e dúvidas sobre o comando do Federal Reserve pressionaram Wall Street, mas estimularam a migração de recursos para mercados emergentes.

Segundo o economista Rodrigo Marcatti, da Veedha Investimentos, o avanço do Ibovespa reflete a saída de capital dos Estados Unidos diante do cenário geopolítico instável. “A venda de títulos do Tesouro americano aumenta a liquidez, e parte desses recursos tem migrado para países emergentes, com o Brasil se destacando nesse fluxo”, avaliou.

Na mesma linha, o analista Felipe Cima, da Manchester Investimentos, aponta que o mercado brasileiro se beneficia por ainda apresentar ativos considerados baratos. Para ele, a bolsa nacional segue “bastante depreciada”, o que aumenta sua atratividade para investidores estrangeiros.

 

Leia mais

Real Madrid vence o Monaco por 6 a 1 com show de Vini Jr e Mbappé na Champions

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro lidera Índice Datrix de Presidenciáveis no fim de 2025 e início de 2026

Matheus Valadares

Golpista causa prejuízo de R$ 150 mil em idosos e beneficiários sociais em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!