21 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Cursos de Medicina da Nilton Lins e Fametro recebem nota 1 no Enamed e podem sofrer sanções

Mais de 100 cursos de Medicina no Brasil receberam avaliações insatisfatórias no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O exame, realizado pelo INEP, é uma prova anual destinada a medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino nos cursos de Medicina em todo o país. No total, 351 passaram por avaliação, e 30% deles ficaram com notas 1 e 2, os conceitos mais baixos, que são considerados insatisfatórios.

Em Manaus, duas instituições se destacaram negativamente. A Universidade Nilton Lins e o Centro Universitário CEUNI – Fametro caíram para o conceito 1, o pior possível. Portanto, isso coloca os cursos de Medicina dessas universidades entre os mais mal avaliados no Brasil. Como consequência, essas instituições podem sofrer sanções, como a restrição no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e a suspensão de vagas para novos alunos.

Outras universidades, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tiveram um desempenho melhor. Elas receberam o conceito 3, ou seja, uma classificação considerada satisfatória. No entanto, os cursos que receberam notas 1 e 2 enfrentarão medidas de restrição. Portanto, isso afetará o número de vagas e o financiamento dos alunos.

O Enamed é considerado uma importante ferramenta para avaliar a qualidade do ensino médico no Brasil, e as instituições de ensino com resultados negativos terão de buscar melhorias para evitar penalizações mais severas no futuro.

Leia mais

Grupo é alvo de ataque a tiros e bebê de 2 anos fica ferido em Coari

Matheus Valadares

EUA apreendem sétimo petroleiro ligado à Venezuela no Caribe em operação militar

Matheus Valadares

Banco Central decreta liquidação da Will Financeira, controlada pelo Banco Master

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!