A Defesa Civil do Amazonas realizou, nesta sexta-feira (23), uma reunião técnica com coordenadorias municipais para reforçar o planejamento e a preparação para a Cheia de 2026. O encontro ocorreu de forma híbrida, na sede do órgão, e foi conduzido pelo secretário executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre o Estado e os municípios, alinhando estratégias de monitoramento dos níveis dos rios, mobilização de recursos e logística de assistência humanitária. Segundo o coronel Clóvis Araújo, o alinhamento permite transformar a experiência local em uma resposta conjunta mais ágil e eficiente diante de situações críticas.
O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta, tenente Charlis Barroso, destacou que o acompanhamento dos níveis fluviais é contínuo. Além disso, o trabalho conta com parcerias institucionais em âmbito local, nacional e internacional. Portanto, isso amplia a precisão das análises e a emissão de alertas preventivos.
Atualmente, quatro municípios do Amazonas estão em situação de atenção, dez em alerta e 48 permanecem em normalidade, segundo dados da Defesa Civil.
