24 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Lula critica Trump, defende a ONU e alerta para crise do multilateralismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) que a política internacional vive um momento crítico, com o enfraquecimento do multilateralismo e a imposição da “lei do mais forte”. Durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador, Lula criticou a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele disse que a Carta da ONU está sendo “rasgada”.

De acordo com Lula, em vez de reformar a ONU para ampliar a participação de países como Brasil, México e nações africanas no Conselho de Segurança, Trump propõe a criação de um novo Conselho de Paz. Portanto, na avaliação do presidente brasileiro, seria uma tentativa de concentrar poder. Desse modo, o presidente afirmou que o Brasil não aceitará imposições e não voltará a ser tratado como colônia.

O presidente disse ainda que tem conversado com líderes como Xi Jinping, Vladimir Putin, Narendra Modi e Claudia Sheinbaum. O objetivo é articular uma reação internacional em defesa do diálogo e contra o uso da força. Para Lula, o mundo precisa priorizar a paz, o convencimento político e a cooperação entre os países, rejeitando guerras e conflitos armados.

Venezuela

Durante o discurso, Lula também criticou a ação dos Estados Unidos na Venezuela. Ele classificou o episódio como desrespeito à soberania e à integridade territorial do país. Assim, reforçou que a América do Sul deve permanecer como território de paz e defendeu uma política externa baseada no diálogo, na democracia e no respeito entre as nações.

O evento marcou os 42 anos do MST e reuniu mais de 3 mil trabalhadores rurais de todo o país. Ao final do encontro, o movimento entregou uma carta a Lula defendendo a reforma agrária, o combate ao imperialismo e a soberania dos povos, além de criticar ações que, segundo o MST, ameaçam o multilateralismo e a paz internacional.

Leia mais

Flávio Bolsonaro se batiza no Rio Jordão e visita Muro das Lamentações em Israel

Matheus Valadares

Rayssa Leal comemora 18 anos com festa luxuosa e show em Imperatriz

Matheus Valadares

STJ mantém condenação de Felipe Prior por estupro ocorrido em São Paulo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!