A lancha apreendida pela Polícia Militar durante uma operação contra o tráfico de drogas no Rio Negro pertence ao ex-prefeito de Novo Airão, Roberto Frederico Paes Júnior, conhecido como Frederico Júnior. A embarcação foi interceptada na sexta-feira (23) transportando 193 tabletes de skunk.
Primeiramente, equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) efetuaram a ação após denúncia de que uma lancha de passeio, vinda da Colômbia, seguia em direção a Manaus com material ilícito. A abordagem ocorreu nas proximidades da comunidade Ariaú, no Rio Ariaú.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram a droga no interior da embarcação e detiveram cinco ocupantes — quatro homens e uma mulher. Todos foram presos no local, junto com o entorpecente e a lancha utilizada no transporte.
A embarcação é de propriedade de Frederico Júnior, que ocupou a prefeitura de Novo Airão até o fim de 2024. Até o momento, não há confirmação oficial de envolvimento direto do ex-prefeito com a ação criminosa.
As autoridades encaminharam os detidos, o material apreendido e a lancha à Superintendência da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, em Manaus. A Polícia segue investigando o caso.
