27.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Gilmar Mendes defende Toffoli e diz que atuação no caso Banco Master segue devido processo legal

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, saiu em defesa do ministro Dias Toffoli nesta segunda-feira (26), diante das críticas à condução do processo envolvendo o Banco Master. Em publicação nas redes sociais, Gilmar afirmou que a atuação do colega observa o devido processo legal. Além disso, ele reforçou que já houve análise pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou regular sua permanência na relatoria do caso.

Segundo Mendes, a preservação da independência judicial e o respeito às instâncias institucionais são fundamentais para a confiança da sociedade no Judiciário. Ele também lembrou que a PGR arquivou pedido de afastamento de Toffoli do processo.

A manifestação ocorre em meio a questionamentos sobre possível conflito de interesses. Em entrevista ao Estadão, o presidente do STF, Edson Fachin, evitou comentar condutas individuais, mas voltou a defender a criação de um código de ética para as Cortes superiores. Fachin afirmou que o debate ganhou força após as suspeitas envolvendo o caso e disse haver maioria favorável à adoção de um código de conduta.

Na semana passada, Fachin divulgou nota afirmando que eventuais irregularidades serão analisadas nos termos regimentais e que Toffoli vem atuando dentro da regular supervisão judicial.

Leia mais

Manifestação em Itacoatiara cobra justiça por jovem em coma após abuso sexual

Matheus Valadares

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais brasileiras nesta segunda (26)

Matheus Valadares

RPE Parintins vence São Raimundo por 3 a 0 e entra na zona de classificação do Campeonato Amazonense Sicredi 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!