2 de fevereiro de 2026
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus emite alerta severo para alagamentos e deslizamentos nesta segunda

A Prefeitura de Manaus entrou em alerta severo para risco de alagamentos e deslizamentos de terra devido às chuvas registradas na manhã desta segunda-feira (2). O aviso partiu da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

Até o momento, a Central 199 da Defesa Civil registrou quatro ocorrências na cidade. Houve um alagamento no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. A equipe também atendeu um risco de desabamento no bairro Planalto, na zona Centro-Oeste. No bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, ocorreu um deslizamento de barranco. Já no bairro Nova Cidade, também na zona Norte, foi registrado o desabamento de um muro.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) mostram volumes elevados de chuva em diferentes áreas da capital. O bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, registrou 47,29 milímetros. Em Santa Etelvina, na zona Norte, o acumulado chegou a 41,6 milímetros. No igarapé do 40, na zona Sul, o volume foi de 36,4 milímetros.

A Prefeitura informou que enviou alertas para celulares da população em Manaus por meio do sistema Defesa Civil Alerta (DCA). O sistema integra as Defesas Civis municipal, estadual e federal.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (92) 98802-3547.

A Defesa Civil orienta que moradores evitem se abrigar sob árvores durante descargas elétricas. Também recomenda manter distância de postes e fiações e redobrar a atenção ao circular por áreas com histórico de alagamentos.

 

Leia mais

Sine Manaus oferta 368 vagas de emprego nesta segunda–feira, 2/2

Matheus Valadares

Homem é morto com sete tiros durante a madrugada em Itacoatiara

Matheus Valadares

Agência do Reino Unido alerta para risco raro de pancreatite com canetas emagrecedoras

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!