3 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

CPI convoca Ibaneis Rocha após falta em sessão sobre crime organizado

Foto: WIlton Junior/Estadão

O presidente da CPI do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), anunciou nesta terça-feira (3) que pedirá a convocação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Ele não compareceu pessoalmente à sessão da comissão.

Ibaneis havia enviado um ofício informando que mandaria o secretário de Segurança, Sandro Avelar. No entanto, quem compareceu foi o secretário-executivo Alexandre Patury.

Devido a isso, ocorreu o cancelmento da sessão da CPI de hoje. Desse modo, Contarato apresentará o requerimento formal para convocação do governador.

O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), defendeu a necessidade da presença de Ibaneis. Segundo ele, mesmo com a taxa de homicídio considerada “controlada”, Brasília é a capital política e econômica do país.

“Seus gestores poderão detalhar as estratégias de combate à lavagem de dinheiro, descapitalização das facções e infiltração do crime organizado em setores da economia e do Estado”, afirmou Vieira.

O governador do DF está ligado ao escândalo do Banco Master. Ele enfrenta pedidos de CPI e impeachment na Câmara Legislativa. O banco público do DF, o BRB, é investigado por tentar comprar o Banco Master, que teria emitido créditos falsos para arrecadar recursos no mercado financeiro.

As fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões. O Banco Central já liquidou o Banco Master diante dos indícios. Ibaneis nega irregularidades e afirma estar tranquilo quanto à investigação envolvendo o BRB.

A CPI também pretende ouvir outros governadores sobre o crime organizado. Na quarta-feira (4), seria o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Porém, a sessão foi cancelada porque ele informou estar em agenda oficial na Europa.

Leia mais

Pastora do ‘cão’ ameaça idosas a irem para o inferno e extorque R$ 57 mil

Matheus Valadares

Justiça decreta prisão de policial que atropelou cachorros no bairro Novo Aleixo

Matheus Valadares

Tragédia em Itacoatiara: irmãos morrem em acidentes de moto no mesmo dia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!