24.3 C
Manaus
6 de fevereiro de 2026
DestaquesMundo

General russo do GRU é baleado em Moscou em nova onda de ataques

Reuters

Um oficial militar russo de alto escalão foi baleado em Moscou nesta sexta-feira (6). Trata-se do tenente-general Vladimir Alexeyev, vice-chefe do GRU, a inteligência militar da Rússia.

Segundo investigadores, o ataque ocorreu em um prédio residencial no noroeste da capital. O agressor fugiu logo após os disparos. Alexeyev sofreu vários tiros e o levaram às pressas para o hospital.

O caso se soma a uma série de atentados contra autoridades militares russas desde o início da guerra na Ucrânia. Desde dezembro de 2024, ao menos três tenentes-generais morreram em Moscou ou arredores.

Enquanto isso, Moscou acusa Kiev de estar por trás dos ataques. Em algumas ocasiões, a inteligência militar ucraniana assumiu a autoria das ações.

Alexeyev tinha papel estratégico no Ministério da Defesa. Ele era responsável pela relação com o grupo mercenário Wagner, liderado por Yevgeny Prigozhin. O grupo atuou em batalhas decisivas no início do conflito.

Além disso, Alexeyev participou das negociações durante o motim de Prigozhin, em junho de 2023. O levante fracassou. Dois meses depois, Prigozhin morreu em um acidente aéreo.

Por fim, os ataques recentes geraram críticas internas. Blogueiros de guerra russos questionam a falta de segurança para figuras-chave do Exército. Em alguns casos, os alvos foram mortos em frente às próprias casas.

 

Leia mais

PC-AM prende homem por perseguir e ameaçar ex-namorada com mensagens via Pix

Matheus Valadares

Suzane von Richthofen é nomeada inventariante de herança estimada em R$ 5 milhões

Matheus Valadares

Homem que furtou academia invade escola de música no bairro Tancredo Neves

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!