9 de fevereiro de 2026
DestaquesPolícia

Polícia detalha ação contra pistoleiro que matou empresários em Manaus

No local da ocorrência, a polícia apreendeu armas de fogo, carregadores e munições de diversos calibres, além de veículos envolvidos na ação

Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil esclareceu nesta segunda-feira (09) a ocorrência registrada na madrugada de domingo (08/02), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Na ocasião, as autoridades efetuavam o cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra Daniel de Oliveira Batista, de 34 anos. Ele era conhecido como “Barba”, e está envolvido na morte de empresários na capital amazonense.

Durante coletiva de imprensa, o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, detalhou o caso e destacou a alta periculosidade do investigado. Daniel era alvo de investigações por envolvimento direto em quatro homicídios de extrema gravidade ocorridos na capital.

Entre os crimes apurados está o assassinato do empresário Luiz Tarcísio Xavier de Souza Filho, de 39 anos, ocorrido em 28 de janeiro deste ano. As autoridades também o prenderam em 2025, por ser um dos executores do empresário Abraam Lincoln. O crime aconteceu em 31 de dezembro de 2024, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

Além disso, o investigado possuía antecedentes criminais por roubo e adulteração de veículos.

Intervenção policial

De acordo com o delegado, as equipes da DEHS realizavam diligências para cumprir o mandado judicial quando o suspeito reagiu de forma violenta à abordagem.

“Após a montagem de cerco policial, o suspeito tentou fugir em um veículo, colidiu contra viaturas e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais. Diante da injusta agressão, a equipe revidou nos estritos limites da legalidade”, explicou Ricardo Cunha.

O homem levou disparos durante a intervenção policial, mas recebeu socorro dos policiais, que o encaminharam com vida ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus. Todavia, ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.

No local da ocorrência, a polícia apreendeu armas de fogo, carregadores e munições de diversos calibres, além de veículos envolvidos na ação. A perícia criminal foi acionada e realizou os procedimentos técnicos. O caso foi formalizado em Boletim de Ocorrência, e os trâmites seguem sob responsabilidade da DEHS.

Por fim, o delegado reforçou que a Polícia Civil atua de forma contínua e técnica no combate aos homicídios. “Nosso compromisso é com a sociedade amazonense, com a defesa da vida e com a responsabilização de todos aqueles que insistem em promover a violência”, afirmou.

VEJA O MOMENTO EM QUE PISTOLEIRO EXECUTA O EMPRESÁRIO NO BAIRRO PLANALTO

 

 

Leia mais

Wagner Moura e Sydney Sweeney se encontram no Santa Barbara Film Festival 2026

Matheus Valadares

Piloto é preso em Congonhas por suspeita de exploração sexual infantil

Matheus Valadares

Mãe de detento acusado de estupro sofre extorsão em Canutama

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!